quarta-feira, 25 de julho de 2012

"A importância do Interior"

Resolvi escrever hoje sobre um tema que inúmeras vezes me vem à cabeça: a Importância do Interior. Não, não é o meio rural....ehehe, mas fica aí uma ideia interessante, quanto a mim, para falar....o regresso ao mundo rural e a importância do mesmo:)

Este Interior a que me refiro, tem a ver com o nosso mundo interior, o que não é visível, o que se sente! Felizmente e nos últimos tempos, temos assistido a mudanças positivas nessa área, parece que estamos mais voltados para todas as terapias alternativas, começamos a perceber a importância da Meditação, do Yoga, que já foi aqui abordado e muito bem, o Reiki e uma infindável panóplia de terapias tão importantes!

Mas quando aqui falo do Interior, refiro-me a algo tão simples e básico, como olhar para dentro de nós mesmos! Todos os dias, deveriamos fazer isso, nem que fosse por 5 minutos, fazer uma reflexão....

É extremamente importante saber olhar para nós mesmos e conhecer-nos o suficiente e cultivarmos a nossa auto estima, porque estar bem conosco mesmo é o fundamental e as pessoas têm tendência a esquecerem-se disso. Não,  não é minha intenção vir para aqui com "filosofias de trazer por casa" mas penso nestes assuntos e depois de muito pensar e por experiências de vida chego cada vez mais a essa conclusão....que parece óbvia e simples...mas que todos nós nos esquecemos realmente de a pôr em prática.

Chego à conclusão que  é fundamental existir um equilíbrio entre o corpo e a mente...acima de tudo um equilíbrio entre corpo e alma (coração). Só assim cada um de nós, consegue estar de bem com a vida, estar bem consigo mesmo, independentemente das circunstâncias exteriores.

É importante usar a nossa mente, mas a voz do nosso coração é a mais importante! E as pessoas esquecem-se disso.....porque têm medo....do futuro, do incerto, do que não controlam. Mas a voz do nosso coração é sempre a mais verdadeira!

Enquanto cá estamos, e não sabemos qual o tempo que estaremos por cá, devemos aproveitar cada momento e usufruir de todos os momentos e prazeres terrenos, fazer coisas que se gosta, como ir ver uma peça de teatro, viajar, ler, sair para dançar ou jantar fora, uma lista interminável...cabe a cada um saber o que mais gosta e lhe dá prazer. Mas acima de tudo estar com quem se gosta, viver todos os momentos com essas pessoas, de forma verdadeira, genuína e intensa, partilhar esses momentos, rir, brincar, comunicar, partilhar sentimentos e emoções, aprender com os outros, ensinar aos outros com as nossas experiências de vida, conhecer novas pessoas....no fundo, não nos esquecermos que não
estamos sozinhos e que no final de contas o mais importante é o AMOR, seja de que forma for.

O AMOR por nós mesmos, o acreditar mais no que sentimos, o amor que sentimos pelos outros..
Se olharmos para dentro de nós mesmos, não de uma forma egoísta mas sim saudável,  se estivermos bem conosco, se olharmos mais para o que não se vê, estamos em paz acima de tudo, com o nosso EU ! E automaticamente, estaremos em paz com os outros.

Somos humanos, temos falhas, temos o ego, a nossa personalidade, o nosso orgulho....mas nunca esquecendo o que faz parte de nós, fomentar o amor próprio é a chave para o sucesso interior, para obtermos qualidade de vida e passar a ver os problemas e todas as situações menos boas, com uma outra perspectiva....com a noção que tudo serve para aprender mais um pouco.

Claro que como humanos que somos, estamos sempre, o nosso ego, dependentes de uma felicidade que é também exterior e dizer que não, é estar a mentir...vivemos num mundo físico, material.  Mas de que vale essa felicidade exterior, que pode desaparecer a qualquer momento? De que vale essa felicidade exterior, se não temos a felicidade interior, se não gostamos de nós mesmos, se não estamos bem conosco?

Uma coisa é certa, o amor que sentimos por nós mesmos, nunca muda. Se o cultivarmos....nunca muda. Está sempre lá e há que conservá-lo sempre, com muito amor e carinho:)


3 comentários:

  1. Também acho que se estivermos bem connosco mesmos estamos mais predispostos a estar bem com o mundo. Também acho que devemos sempre tirar partido da vida, fazer o que gostamos e não nos perdermos em situações que nos desagradam. Os tais fretes de que uma vez falámos... :) Já bastam as obrigações do dia a dia (e que são tantas) nos tempos livres devemos mesmo fazer o que o nosso coração diz :) basicamente acho que disseste tudo :)

    ResponderExcluir
  2. Valorizar o que somos e com consciência de que sempre estaremos em processo de aprendizagem. Este "olhar" para dentro de nós sem que seja de forma egoísta, mas em busca de um equilíbrio e uma paz interior que facilitará a compreensão do exterior. Aprendemos a amar quando estamos atentos aos outros e a nós, todo o nosso processo de aprendizagem passa pela valorização externa e o que fazemos com o que aprendemos. Andamos num processo que "influenciamos" e somos "influenciados", resta saber como lidamos com as situações ;)

    ResponderExcluir
  3. Acho até que o nosso eu interior é mais importante que o exterior mas não vivemos um sem o outro. É importante, para que sejamos felizes, que haja um equilibrio entre o que fazemos e o que queremos fazer, o que nos dá prazer :)

    ResponderExcluir

Arquivo