quinta-feira, 19 de julho de 2012

Poder da atração

Rolha de vulcão, baleia, colchão, lontra, grávida, você tem um rosto bonito, uma carinha engraçada, mas...
É GORDA.
Para tudo, o mundo parou quando você está acima do peso. As lojas pararam com números baixos e aquelas promoções que só quem não engordou consegue acompanhar, os seus amigos buscam explicações para o fato de você ter engordado e relembram de forma simpática o quanto você estava diferente no verão passado.
De repente, você para tudo e por alguns momentos questiona-se do motivo da gordura ter tanto lugar para instalar-se e resolver morar em cima de você. Relaxa, já ouviu falar no famoso “poder da atração”? Você é uma privilegiada, é uma pessoa com este poder.
Ele aparece por aqui, você atrai a gordura, mas pode atrair coisas maravilhosas ao longo da sua vida :)
Com este grande poder da atração, você também atrai os perseguidores, sim, aquelas publicidades com produtos milagrosos que prometem o emagrecimento quase instantâneo e que geralmente aparecem quando você está com um prato delicioso e super calórico a sua frente. Você para, respira e pensa “melhor comê-lo com calma e depois vou seguir o meu plano alimentar”. Até parece que foi alguma mensagem especial feita para você, algum sinal dos “deuses”.
Continuamos no poder da atração.
Atrai os olhares, sim, estes surgem geralmente quando você resolveu ir para a rua e decidiu-se por alguma sobremesa mais calórica ou qualquer fast food. Pronto, já aparecem os olhares daqueles que poderiam ficar numa frase como “os olhares falam mais do que qualquer palavra”. Você já foi condenado!
E se parece pouco, quer mais olhares? Você está sentada no banco do transporte público e quando alguém entra, passa-lhe os olhos com aquele jeito de que é melhor escolher outro banco. Você ainda pensa “será que estou ocupando dois lugares?”, que nada, você apenas está ocupando um pouco mais do que o seu lugar, mas quantas pessoas magras ocupam muito mais espaço do que você, já pensou nisso? Você só ocupa o espaço do seu corpo, as outras ocupam porque são espaçosas e quem sabe pouco educadas, sentam-se como se estivessem no sofá da casa delas.
Aquele poder da atração que alguns compram livros para tentarem com muitos esforços aprender, você já o tem, até mesmo quando não se importaria nada de tê-lo numa quantidade menor.
Também podemos dizer que muitos já sabem que não existem fórmulas milagrosas e nem adianta mergulhar o seu dinheiro em tentativas frustradas. Vale aquela antiga e correta dica que “precisamos gastar mais calorias do que aquelas que ingerimos”. Também sabemos que é preciso uma reeducação alimentar e atividades físicas. Claro que é assim que deve ser, nem sempre todos avançam por estes caminhos. Vamos falar disso num mundo obeso que nem todos são felizes, mas há quem seja.
Que uns achem gordinho mais simpático que obeso, gordo, fofo e afins, a verdade é que estamos falando de algo sério, a obesidade, a melhor forma de sentir-se bem é admitir isso. Depois não esperar por milagres para que possa sorrir, aceitar-se é um grande passo e depois se pensar nos benefícios de mandar a gordura embora, entre por este caminho, mas com consciência de que pode falhar e sem desistir se isso for o que deseja.
Não pense que será um corpo magro que lhe fará a pessoa mais feliz do mundo, a vida é muito mais interessante do que números baixos numa balança. Não se reduza a isso.
Também se conhecemos o que é necessário fazer para emagrecer porque vamos nos aventurar nas dietas malucas, hein? Há quem substitua os lanches diários por cubos de gelo, sim, mastigam o gelo para enganarem o estômago. Que loucura!
Outras que se alimentam dos raios solares, da dieta da lua (nos momentos que brincam que comeram a lua e ficaram redondas), dieta do abacaxi e de outras frutas, a famosa dieta das proteínas quando o próprio criador morreu acima do peso, talvez num processo de “Faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço” ou qualquer coisa assim.
Quem foi que disse que beleza é estar magra? Beleza é você sentir-se bem, mesmo que tenha consciência de que fica melhor com uns quilos a menos, que seja. Talvez para que se sinta bela, você só precisa olhar de uma forma diferente pra você mesma e acreditar que emagrecer é um caminho desafiador, por vezes necessário, mas não é a única coisa da sua vida.
Se a beleza pode ser um cartão de visita num determinado momento, naturalmente ela se tornará um coadjuvante no futuro, esta beleza num sentido muito mais abrangente do que pensar em peso ideal, que varia conforme a sua vontade.
Quer emagrecer? Precisa emagrecer? Trabalhe para isso, mas seja feliz em cada etapa para que depois não fique magra e perceba que não tinha mais nada em se agarrar.
Leia o blog, mas depois faça outras atividades que mexam mais com o seu corpo :)

Fica a BD da Maitena que é fantástica ;)



3 comentários:

  1. Concordo contigo. Acho que se deve tentar ser feliz com o corpo que se tem e não pensar que só se vai ser feliz depois de emagrecer. Mas quem não se sente bem com a sua aparência também não consegue ser feliz mesmo que no resto esteja tudo super bem. O ideal é tentar emagrecer sem se ser escrava do processo :)

    ResponderExcluir
  2. Primeiro: ADOREI o post :)

    Segundo: Também acho que o mais importante é estarmos felizes em todas as fases da nossa vida e termos força para mudar o que não está bem, ou o que está menos bem.

    Terceiro: O excesso de peso ou obesidade atinge cada vez mais pessoas e tudo se deve à má alimentação e à falta de exercício. No entanto, e sem querer arranjar desculpas, a verdade é que há falta tempo para tudo. Muitas vezes não há tempo para fazer o jantar e vai uma pizza. Outras vezes o gym fica para trás porque temos de cuidar da casa, etc... Trabalham-se muitas horas. Cada vez recebemos menos e trabalhamos mais. Há menos tempo para família, casa, filhos, lazer... tudo...

    Quarto: Hoje passei por uma moça que tinha basicamente uma roupa tipo a minha, e nela ficava mil vezes melhor... diferença: a calça dela era o 34 e a minha o 44... vim a pensar nisso no caminho... "claro que fica melhor, está mais magra. Eu quando era magra não tinha roupa mais bonita, mas a roupa assentava melhor"...

    Quinto: Vou estar mais magra amanha? Vou iniciar uma dieta louca? Não.... Vou tentar diminuir gradualmente o peso, mas vou continuar comendo gelado no Verão e vou continuar comendo pizza de quando em vez se não tiver tempo de preparar algo para o jantar.

    Sexto: É incrível como somos reprovadas quando estamos mais gordas. Se uma magra não come insistem, se uma gorda não come, óptimo, como tá gorda não precisa. Pegar sobremesa ou refeição calórica é logo motivo para ouvir: "comes isso, por isso que estás gorda" e por aí fora... já sem falar nas nossas balanças ambulantes que são aquelas pessoas que sempre que nos vem nos dizem que estamos gordas...

    enfim....

    ResponderExcluir
  3. Olá!:) Gostei muito deste post!
    Considero que o excesso de peso acima de tudo pode ser prejudicial à nossa saúde e aí sim, deve-se apostar numa dieta equilibrada,acomapanhada de exercício fisico.
    Todas as pessoas têm o direito de se sentirem bem consigo mesmas e se acham que com uns quilinhos a mais, não gostam então devem fazer uma dieta.
    Hoje em dia, ainda se olha de lado seja para a gordura a mais, seja porque se é muito magro,as pessoas ainda discriminam os outros, por uma série de razões e isso está errado, a meu ver.
    Quer se tenha uns quilinhos a mais, quer se seja magra, o mais importante no final de contas é cada um de nós sentir-se bem na sua própria pele. Porque nunca ninguém está satisfeito com o que tem, mesmo que aos olhos dos outros se pareça "perfeito".
    Concordo que todos nós temos o poder de atraccão e isso é um reflexo da nossa autoconfiança, auto estima elevada, de nos aceitarmos como somos simplesmente.
    O físico tem e terá sempre a sua importância mas aquilo que é permanente é o nosso interior, se esse for forte, tudo o resto está bem, independentemente do peso, altura, etc.

    ResponderExcluir

Arquivo