segunda-feira, 3 de setembro de 2012

SIMPLIFICAR A VIDA

Como ganhamos tempo para fazermos aquilo que realmente gostamos em vez de perdemos tempo com coisas insignificantes ou que não damos valor?
Nesta fase da 'limpeza' podemos perder algum tempo mas tudo compensará.

Defina as suas prioridades. Se tiver presente o que realmente importa vai dedicar mais tempo a isso e menos ao resto.
Simplifique a sua lista dos 'to do'. Decida o que pode eliminar, delegar ou ignorar. Isto evita frustrações por não cumprir tudo.
Acabe com obrigações. Analise as suas actividades e se tiver alguma obrigação, que lhe dê pouco prazer e roube tempo, acabe com ela.
Limpe a sua casa. Comece por uma gaveta, um armário, uma estante, tanto faz, e depois passe ao resto da casa. Deite fora, ou ofereça, ou recicle, o importante é que se livre do que não utiliza e só ocupa espaço. O tempo que perder agora vai ganhar depois quando quiser encontrar algo. Uma casa limpa e organizada produz sentimentos positivos. O mesmo acontece se esvaziar a caixa de entrada do email.
Estabeleça limites de tempo para o que faz regularmente, como navegar na internet, ver televisão, limpeza da casa, etc, para que tenha tempo para as suas prioridades.
Tente ganhar tempo. Por exemplo, levante-se mais cedo, veja menos televisão, almoce no escritório, dê um passeio na hora do almoço, desligue a Internet, veja os seus e-mails apenas uma vez por dia, desligue os telemóveis, faça menos uma coisa todos os dias, etc.
E não se esqueça que deve fazer uma coisa de cada vez. Concentre-se na tarefa em mãos e no final passe para outra sem stress e ansiedades.

Agora, com licença que o meu tempo na internet acabou! :)

3 comentários:

  1. Como tudo sempre "depende", por vezes, ganha-se tempo fazendo algumas coisas ao mesmo tempo, existe sempre o que se possa ser feito neste ritmo. A limpeza com a música que se gosta, a dança no meio da limpeza, respirar calmamente e apreciar ao invés de reclamar é um grande passo para que as coisas aconteçam. Acumular coisas traz más energias e bagunça...lol
    Cante...dance...aproveite ;)

    ResponderExcluir
  2. É importante planear. Desta forma conseguem-se conjugar várias coisas num dia, fazendo render o tempo. Mas sem duvida que Às vezes é difícil cumprir o estabelecido... o tempo tem dias que voa... e outros que se arrasta :p

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito deste texto. Sem duvida que é muito importante planear, organizar e gerir o tempo da melhor forma possível....sempre concentrando-nos nas tarefas que fazemos...uma coisa de cada vez:)

    ResponderExcluir

Arquivo