quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Dinheiro

Mais vale tarde do que nunca não é verdade?

Isto das férias tem muito que se lhe diga. Temos mais tempo para tudo e menos tempo/vontade para tudo. Não tenho dado grande azo a preguicites, mas às vezes sabe bem "ter um livro para ler e não o fazer". Hoje foi assim. Por isso a terça-feira ficou sem "direitos de autor" e é já nas primeiras horas de dia 3 que escrevo estas palavrinhas.

Hoje lembrei-me, não sei bem como nem porquê dos malefícios do dinheiro. Sim, porque quando pensamos em dinheiro só pensamos nos beneficios. Comprar isto, fazer aquilo, viajar para não sei onde, mas... nem tudo são rosas. Claro que não falo num extra de 100€, nem mesmo numa herança de 10.000€. Falo em termos de milhões, biliões... quantias difíceis sequer de imaginar.

Eu penso que quando se tem tanto dinheiro, chega uma altura, em que já se fez tudo, já se comprou tudo, já se pôde tudo, ou quase tudo e é aí que os objectivos começam a escassear. Dia após dia é mais do mesmo e às vezes esse mesmo deve precisar de um incentivo extra. Só pode, é a única explicação que encontro para tanta fama e dinheiro levar tantos a descambarem no álcool e nas drogas. São carreiras promissoras que ficam a meio. São meias vidas, cheias de tudo e de nada... No fundo deve existir um grande vazio.

Eu não jogo no Euromilhões, mas penso várias vezes no que faria com um primeiro premio e sabem? Restam poucas dúvidas. Muito poucas mesmo e delas não constam experiências com estupefacientes que já provaram ser mais do que nocivos para a saúde. 

Fico a pensar em todo o dinheiro que é gasto em drogas, pelos que compõem a lista dos mais ricos, e imagino como seria se fosse direcionado para caridade. O mundo seria certamente bem melhor... Claro que todos temos direito a luxos... ou pelo menos devíamos. É esse supérfluo que traz luz à vida. Viver para sobreviver não traz qualquer jubilo a ninguém. Respirar, comer, cagar e dormir dia após dia sem acrescentar uma qualquer "estrelinha" é um coma, um estado vegetativo que ninguém ambiciona. Todos queremos uma casa, um carro, uma televisão, um telemóvel, uns sapatos, uma mala, um sem numero de coisas que de certa forma nos farão mais felizes, mas a droga não é um luxo. recuso-me a inclui-la neste role por mais cara que possa ser ou tornar-se. É um vicio "very expensive" mas é também um vicio "very stupid"... é como viver a soro... agarrado, preso, acorrentado... passa também a ser num ponto mais extremo da coisa um viver para sobreviver: respirar, cagar, drogar e dormir. 

Nisto tudo a conclusão é simples. Eu sei o que faria com uns quantos milhões. Eu sei que construiria o meu canil e já não iria chorar por cada animal que vejo desamparado na rua... E uma Paris Hilton? Será que já fez alguma merda por este mundo? Eu sei que a caridade não tem de ser publicitada... mas há algo em mim que duvida profundamente da boa samaritanisse da jovem... E assim vamos caminhando...


2 comentários:

  1. Eu jogo no Euromilhões, tenho SONHOS que só com a loteria conseguiria alcançá-los...rs. De qq forma, o dinheiro não faz mal para quem tem equilíbrio mental, o problema está mais na forma como as pessoas olham para o dinheiro e o desprezo que têm pelo mundo em que vivem.

    ResponderExcluir
  2. Eu também sei o que faria e não seria para gastar em porcarias de drogas e afins. Mas por vezes algumas mentes fracas caem e são facilmente influenciáveis. E quem nasceu sempre rodeado de milhões que é o caso da Paris Hilton não dá o valor que nós damos porque nunca lhe custou a ganhar.

    ResponderExcluir

Arquivo