quinta-feira, 23 de maio de 2013

Histórias do dia-a-dia

História escrita de vida, da minha :)


Ontem fui abordada por um senhor que infelizmente estava embriagado e pela pele e o estado das roupas, já está a consumir-se faz tempo. Pediu-me uma moeda, perguntei-lhe "Para?", respondeu-me "Consumo". Percebi claramente do que se tratava, como comentei anteriormente, o aspecto da sua pele com machucados etc não nos engana, mas insisti e perguntei-lhe "Consumo? Do quê?" e ele estranhamente e com uma "cara de poucos amigos" respondeu-me que seria "Consumo, consumo". Ofereci-me para buscar-lhe uma sandes e o senhor respondeu-me com um tom mais elevado e que traduzia a sua insatisfação "Sandes? Sandes são para os cães, não sou um cão....então...sandes, animais" e afastou-se de mim de forma muito ofendida pela minha ideia de oferecer-lhe comida ao invés de uma moeda para o "consumo".

Infelizmente, muitos são os casos de que me ofereço a fazer algo assim e levo com umas broncas. Já tive uns momentos sublimes em que ofereci moedas e ouvia coisas como "Só, 50 cêntimos não compra parte de um frango, eu quero comprar uma sopa, pão e meio frango", enfim, o Sr. queria a refeição completa e estava zangado porque estava a contribuir com alguma coisa.

Muitas pessoas pedem porque realmente necessitam, outras, infelizmente, pedem porque se acostumaram, não me venham dizer que ninguém pede porque quer, porque tenho muitas experiências nas doações (como tenho) e muitas pessoas pedem porque preferem encarar este momento de pedirem coisas o dia inteiro do que fazerem outras coisas, falta-lhes trabalho? não duvido que nesta situação atual, falte trabalho para muitos, mas os que estão realmente precisando, não se sentem à vontade para fazer pedidos, aceitam de bom grado o que lhes é oferecido porque embora desconheçam a situação de quem ajuda com uma simples moeda, também não tem condições para além, porque se tivesse já os teria tirado desta vida com outros contributos.

Há quem defenda que devemos não dar dinheiro ou comprar algo porque existem associações e mais além o Governo, acham mesmo que vamos esperar do Governo? Eu prefiro garantir que algumas pessoas alimentem-se ao longo do dia e que depois encontrem outras pessoas com algum espírito de ajuda para que se alimentem noutros dias. Ensina-me a pescar, lindo, o ditado é excelente, mas nesta altura, estamos mais preocupados em que uma pessoa sobreviva para que tenha forças para aprender a pescar ;)

Um comentário:

  1. Infelizmente, e cada vez mais, deparamo-nos no dia a dia com situações destas. Pessoas que pedem para "consumir", pessoas que pedem para comer, pessoas que pedem para comprar leite em pó para o bebé. Não consigo pensar até que ponto deve ser desesperante não ter nada e ter de pedir pelas ruas... Enfim. As desigualdades existem, do ponto de vista social até acabam por ser necessárias, mas não deveriam ser tão acentuadas. Ninguém deveria viver no limiar da pobreza, ninguém deveria viver nas ruas, nem passar fome, ninguém deveria viver privado das condições básicas de sobrevivência... Este mundo, esta sociedade, este presente é demasiado injusto...

    ResponderExcluir

Arquivo