quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Verdade nua e crua...

Será que as pessoas conseguem ouvir uma boa verdade e lidar com isso?
Será que conseguem ouvir uma opinião sincera?
Talvez não...
Talvez o ser humano e o seu ego sejam demasíado frágeis e susceptíveis para ouvir uma opinião sincera, aceitá-la, gerir bem dentro de sí mesmo e aceitar simplesmente e que com isso, a sua auto estima não seja afectada.
Os amigos, os pais....as pessoas que mais gostam de nós e nos aceitam como somos...são eles que têm maior legitimidade para chegar até nós e de uma forma franca, sincera e natural, dizerem o que pensam sobre nós ou acerca de alguma atitude ou comportamento nosso e fazer uma critíca construtiva!!! Mas podemos sempre ouvir opiniões de outros terceiros, aceitar e respeitar.
No fim de contas, será apenas uma opinião, que pode ser discordante da nossa, mas há que ouvi-la, mesmo que não concordemos com o que nos dizem. Muitas vezes concordamos com a opinião dada por outros e percebemos que é um bom conselho a seguir.
Mas  a  decisão final  cabe-nos só a nós e mais ninguém.
O segredo está em  elaborar critícas construtivas e não  "deitar abaixo"....no fundo  saber como dizer as coisas...
A sensibilidade é uma característica fundamental, nas relações humanas e acho que podemos sempre dizer uma boa verdade, mas ter a sensibilidade suficiente para não ferir os sentimentos.
Mas julgo que o ser humano, metido muito consigo mesmo e com o seu ego, nunca está preparado para ouvir uma verdade. Porque mesmo que o que seja dito, seja expresso  de forma sincera e com a maior sensibilidade....o ego acabará por sair sempre fragilizado.....
A nossa auto-estima, por vezes frágil, fica por vezes "em baixo", quando ouvimos uma palavra que achamos menos certa para nós.
As criticas devem ser sempre construtivas e servirem para pararmos, reflectirmos sobre as nossas acções e mudarmos se assim acharmos ser o melhor para nós!
Os chamados "paninhos quentes" só atrapalham as relações, sejam elas quais forem....
As pessoas acabam por não ser sinceras umas com as outras e quando falam....não falam da melhor maneira.....
Se conversarem, abertamente e francamente.....é um passo para uma mudança positiva dentro de nós mesmos, para nos ajudar a crescer e aprender mais um pouco sobre nós, e para os nossos relacionamentos.
Há que saber falar, correctamente, na hora certa e da melhor maneira....é quanto a mim o segredo para uma boa comunicação
sem ruído:)

3 comentários:

  1. Dependerá sempre de quem diz algo, além de que nem sempre todos estão preparados para ouvirem algumas coisas e talvez nem precisem ouvi-las.

    ResponderExcluir
  2. Quando a critica magoa é dificil estar preparado. Mas já vi de tudo, quem está preparado, quem não está, quem não sabe dar opiniões e quem sabe. Há de tudo um pouco :)

    ResponderExcluir
  3. As relações são sempre complexas. Cada um tem a sua personalidade e a sua forma de lidar com as coisas. Conhecer o outro é meio caminho andado para saber gerir também esse aspecto da opinião/critica/sugestão, etc.

    ResponderExcluir

Arquivo