segunda-feira, 24 de setembro de 2012

PORTO VS LISBOA

Já não é a primeira vez que oiço/ leio alguém dizer/ escrever que a malta do Porto é mais simpática que a de Lisboa. Vocês concordam? Nunca tinha pensado nisso e quando um colega disse fiquei pensativa durante um minuto mas depois passou-me. Ele não soube me explicar porquê e por isso pensei que fosse algum preconceito.
Mas agora a Pipoca diz "Leitores de Lisboa, ponham os olhos nestes dois exemplos: as meninas da bla bla bla e a menina da bla bla bla ofereceram-me estes dois colares giros que só eles. E o que é que vocês, alfacinhas, me ofertaram? Nada! Depois ainda se queixam quando dizem que a malta do norte é mais simpática! =)"
Atenção que apenas a última frase é que se aproveita todas as outras demonstram uma grande falta humildade e respeito. Então agora as pessoas só são simpáticas se lhe oferecerem alguma coisa??
Adiante. Como referi, atentem na última frase, que revela uma opinião já demonstrada anteriormente e contestada, provavelmente por lisboetas.
Fiquei bastante intrigada e vou tentar investigar o assunto. Mas entretanto, o que vocês acham?

3 comentários:

  1. Eu também li esse post da Pipoca mais Doce e achei de um mau tom impossível de descrever. Se eu tivesse ido propositadamente ao lançamento em Lisboa, tivesse gasto os meus ricos eurinhos para comprar o livro, tivesse esperado na fila por um autografo e depois lesse esse comentário absurdo, iria certamente sentir-me uma perfeita idiota. Ao menos quando forem ter com a menina levem nem que seja uma chouriça, ok? Ela não está habituada às ausências do GIFT. Bom, mas adiante... Que não vale a pena levar a peito estas parvoíces, porque depois vêm sempre com a ladainha de que era só a brincar e que os Portugueses são muito mal humorados. Sim. sim...

    Em relação à simpatia... Uma vez que ela não anda a correr nas ruas, depende sempre da cabeça de cada um. Há pessoas simpáticas em Lisboa, no Porto, no Alentejo, no Algarve... E pelo menos por cá não acabamos todas as frases com "carago"... Tudo uma questão de estereótipos e preconceitos. A menos que um estudo credível mo prove... Tenho sérias duvidas que no Porto se seja mais simpático (mais educado e mais civilizado)

    ResponderExcluir
  2. Partilho da tal ideia de que nem sempre uma pipoca é doce e por vezes enchem-na de sal, mas é como tudo, as pessoas brincam, dizem verdades e dp dizem que eram brincadeiras e assim caminhamos no mundo da "leitura"...lol
    Como a Mystic escreveu, sou da mesma opinião sobre a simpatia das pessoas, existe pessoas simpáticas e atenciosas em qualquer lugar, assim como existem as outras e destas nem vale à pena.
    É como pensarem que no Brasil andamos todos de chinelos havaianas (que eu gosto...rs) e passamos distantes das escolas, o que é meramente um desconhecimento sobre as pessoas.
    Haverá sempre quem escreva algo quando não tem nada para dizer...lol

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que em todos os locais, cidades, vilas, aldeias de norte a sul do nosso País, existem pessoas simpáticas, menos simpáticas...tudo depende das Pessoas. Adoro a minha cidade, Lisboa, mas também gosto mto do Porto e acho que a maioria das pessoas do Porto e mesmo do Norte no nosso País, são de uma forma geral muito simpáticas, alegres, bem dispostas e muito hospitaleiras:) adoro a pronúncia do norte, dá logo outra graça, na minha opinião. Mas esta tem sido a experiência que eu tenho tido, é claro:)

    ResponderExcluir

Arquivo