segunda-feira, 26 de novembro de 2012

FOBIA SOCIAL

Infelizmente mesmo sem conhecermos as pessoas julgamo-las à primeira vista. Faz parte do ser humano julgar o outro com base na aparência, nas primeiras palavras, nas primeiras reações, nos primeiros gestos...
O triste é quando isto acontece de uma forma negativa só porque a pessoa não está nos seus dias e tem uma reação menos boa. Aconteceu comigo... Eu fui julgada negativamente uma vez porque reagi mais agressivamente a uma boca. Claro que a pessoa esqueceu a boca que mandou e fixou-se na minha reação. Pedi desculpa pela minha reação, que foi exagerada, mas disse que não tinha gostado do que tinha dito. A pessoa disse que aceitou as desculpas, nunca assumindo que também tinha feito mal, e nunca mais me tratou da mesma forma. O pior é quando fala com outras pessoas distorcendo completamente a situação. Isso vai condicionar a forma como os outros também me veêm. Felizmente passou e a pessoa deixou de fazer parte do meu 'mundo'.
Muitas vezes depois de termos uma imagem negativa de alguém dificilmente vamos mudar simplesmente porque nem damos uma oportunidade para isso acontecer. Isso é comum e não é forçosamente mau até porque há pessoas mesmo más, interesseiras, vingativas, etc. O mau é quando isso acontece porque só vemos o nosso ponto de vista e nunca nos colocamos no lugar do outro e o outro até nem é má pessoa.

Imaginemos que conhecemos uma pessoa que fala pouco, sorri pouco e isola-se muito. O que vamos pensar? Provavelmente pensamos que o outro é antipático ou arrogante. Mas na verdade ele pode ser apenas muito timido ou ter algum problema, como uma fobia social ou alguma forma de autismo.
Comecei a pensar nesta fobia hoje. Acho que já tive alguns momentos de muito stress em que ficava ansiosa por falar em público, fazer qualquer apresentação ou ser o centro das atenções mas tentava ultrapassar, nunca deixei que isso me prendesse os movimentos.

"O Transtorno da Ansiedade Social (fobia social) caracteriza-se por manifestações de alarme, tensão nervosa, medo e desconforto desencadeadas pela exposição à avaliação social. Isto acontece quando é necessário interagir com outras pessoas, realizar desempenhos sob observação ou participar em actividades sociais. As pessoas com ansiedade social são pessoas excessivamente preocupadas com o julgamento alheio, com a opinião dos outros a seu respeito, são perfeccionistas e determinados. Esta timidez torna-se patológica a partir do momento em que a pessoa sofre algum prejuízo pessoal, como deixar de concluir um curso, uma faculdade ou uma entrevista por causa de um exame final que exige uma apresentação pública diante de um avaliador.
A fobia social é frequentemente confundida com excesso de timidez e traços de personalidade. Com isso, muitos sofrem a vida inteira sem saber que sofrem de um transtorno de ansiedade social.
De modo geral esses pacientes com Ansiedade Social começam a evitar situações sociais que provocam respostas ansiosas desagradáveis e, por trás dessa evitação, surgirá uma sensação de alivio, juntamente com sentimentos de culpa por não estar conseguindo enfrentar o problema. Cada conduta de evitação reforça a fobia e promove sua manutenção, de tal forma que, se não tratada, a Fobia Social tende a ser crônica e incapacitante."
Podem ler mais aqui.

Um comentário:

  1. Tantas são as fobias, o mais correto é a pessoa ser consciente do que está a acontecer e procurar uma ajuda, não deixar que as coisas ganhem proporções ainda maiores, mas muitas ainda se sentem isoladas e com receio de partilharem com familiares etc o que se passa. Por outro lado, existem as pessoas que convivem e dizem sempre "Não é nada".
    Quanto aos julgamentos, por mais que existam, nós que decidimos como queremos que algo nos afete ou não, convém ter um filtro para não sofrermos demasiado com pessoas que não valem a pena.

    ResponderExcluir

Arquivo