terça-feira, 2 de abril de 2013

Donos

Durante séculos e mais séculos a escravatura foi tida como algo normal. Os nobres dispunham sempre de um séquito de pessoas com pouca sorte que tinham de satisfazer os seus caprichos e tantas vezes perpetuar no seu corpo as marcas da maldade dos seus senhores. Foi assim durante muito tempo até que por fim a escravatura foi abolida, passando a ser ilegal. Contudo, continua a existir. Em muitos países esta é uma realidade disfarçada, noutros casos particulares ela é simplesmente mantida através de coerção em redes de prostituição e pedofilia.

Ora bem, se existem escravos, existem os senhores dos escravos - os donos - que mandam e desmandam, que desrespeitam, que são cruéis, que os consideram seres inferiores e indignos de qualquer bem feitoria. 

Ser dono de qualquer ser vivo é para mim reduzir o "possuído" ao lugar de escravo, de ser inferior, de algo que serve apenas a nossa vontade. Como tal, é uma palavrinha que eu dispenso. Eu não sou a dona das minhas cadelinhas, porque para mim isso tem uma conotação negativa, por mais que estejamos apenas ao nível da nomenclatura e não do trato em si. Prefiro apelidar-me de "mamã" como me poderia apelidar de tia ou de outra coisa qualquer que me fizesse mais sentido.

Eu sei que hoje isto ainda é estranho, mas quero acreditar que daqui a alguns anos os animais percam o estatuto de bagagem, como alguns homens perderam o de escravos, e passem a ter direitos na sociedade, e passem a ser respeitados e passem a ser protegidos.

Vejo uma vaga crescente de pessoas que se preocupam com os animais, que cuidam, que protegem, que acolhem, que acarinham. Consigo ver já algumas mudanças, mas ainda insuficientes. 

No meu caso, serei sempre a mana, a tia e a mamã deles, porque fazem parte da família e até tem mais importância do que certos familiares!!

Um comentário:

  1. Infelizmente, a escravatura humana ainda existe. Muitas pessoas estão presas e trabalhando como prostitutas noutros países, outras pessoas trabalhando sem condições em florestas etc.
    Os animais estão sendo libertados de donos que não poderiam pensar em ter alguém para cuidar, mas ainda estamos longe de conseguir um "mundo melhor", no entanto, estamos tentando e caminhando para isso ;)

    ResponderExcluir

Arquivo