quarta-feira, 24 de abril de 2013

Reembolso IRS 2013

Há 3 anos que faço o IRS em conjunto com o meu marido. Lembro-me que os 2 primeiros valores que me reembolsaram foram efectivamente gordos, não só pelo escalão, mas também por termos comprado casa. É claro que este dinheirinho, que é nosso, que nos pertence e que advém dos descontos excessivos, é sempre útil. Útil é para mim a palavra mais acertada, mas para muitos, necessário e indispensável podem ser os adjectivos mais apropriados.

Felizmente eu ainda não pago contribuição pela minha casa, mas sei que mais ano menos ano vou começar a pagar e sei que é por esta altura que se fazem contas à vida com uma despesa extra e ainda significativa. É claro que o IRS vem mais do que a calhar para fazer frente a essa situação.

Talvez por isto, talvez pelos cortes que o governo tem feito a torto e a direito, talvez pelo desemprego, talvez pelas dificuldades, as pessoas estão ansiosas por receber o reembolso e eu não sou excepção.

Tenho acompanhado alguns fóruns em que as pessoas partilham a sua situação e o "andamento" da coisa. Estes fóruns criaram tópicos específicos para as pessoas partilharem informação e se esperançarem umas às outras, mas claro, há sempre a contra corrente e as finórias que vêm dizer que somos todos uns exasperados, que estamos é mal habituados, que não deveríamos contar com o ovo no cu da galinha e por ai fora.

Oh minhas vacas, mas não perceberam ainda que o tópico foi criado para quem é exasperado, ansioso e quer manter-se informado e partilhar informação???? Não gostam? Não querem? Acham estupido? Então vão pregar pra outra freguesia... Para quê fazer parte de algo de que não se gosta, nem concorda? Só para se dizer mal? Enfim... 

Seja como for, claro que as pessoas deveriam estar preparadas para fazer frente à vida sem ter de depender destes extras e sem ficar em ânsias pela espera, mas hoje em dia e quando estamos quase a bater no fundo, já não dá, as pessoas contam com o que podem e rezam para que venha a tempo de pagar a renda, de ir a uma consulta, de comprar medicamentos e de sobreviver a isto tudo...

Para todos os que se importam e/ou querem saber a que passo isto vai podem consultar o fórum "a nossa vida" e têm lá um tópico sobre este tema.

Quanto ao meu caso. Coloquei a declaração a dia 1, dia 4 estava certa, dia 18 estava como "declaração com reembolso" e hoje aparece como "liquidada". Sei que há pessoas que já receberam... Pelo que quem desespera por ela, é manter a esperança... Pode ser que já não tarde muito!!! Eu acho que isto ainda vai demorar, mas.... Nunca se sabe :)


Um comentário:

  1. Logo estará com tanto dinheiro que nem saberá o que comprar :P
    Claro que dinheiro sempre faz falta, além disso, é de que ganhou, nada mais justo que seja reembolsado em tempo útil :P

    ResponderExcluir

Arquivo