sexta-feira, 10 de maio de 2013

Auto-estima masculina

Eu não sei se é geral, provavelmente não será, mas facto é, e eu já constatei, que os homens tem uma auto-estima fora do normal. Acaba por ser mesmo uma super-estima. Acham-se sempre mais bonitos do que o que realmente são; não têm grande noção dos seus defeitos e imperfeições e se têm não lhes ligam grande importância.; não amuam três dias porque nos viram a olhar (e babar) para um gajo podre de bom; não ficam afectados se comentamos a qualidade dos biceps daquele actor com quem até sonhámos na noite passada; não ficam em crise existencial se lhe apontarmos algum defeito, muito menos entram em depressão profunda se dissermos que estão gordos. Basicamente o homem é um espécime cheio de confiança e segurança em si próprio. Mais uma vez eu falo com base na minha experiência e acredito que também os haja inseguros e pouco confiantes.

Claro que esta postura do "sou bom, sou mesmo muito bom" pode ser também uma defesa, um escudo protector que os impede de ficarem afectados com as alfinetadas alheias, mas meus amigos, dá um jeitaço ser assim.

Eu invejo (no bom sentido, claro) quem tem o Ego lá em cima, quem pouco ou nada fica afectado com criticas. Quem tem tanta auto confiança que jamais se sentirá inferior perante alguém, quanto mais inseguro, quanto mais pessimista, quanto mais com pensamentos do género "ah, aquilo é muita areia para a minha camioneta". A maior parte dos homens acharia que tinha chances com a Adriana Lima, caso ela tivesse a sorte de os conhecer. E isto... é mesmo muito à frente. Até pode ser que vivam numa realidade paralela e sejam optimistas em excesso, mas pelo menos são felizes. Sim, porque ser confiante, seguro de si e ter bastante amor próprio, é meio caminho andado para estarmos de bem com a vida, sermos bem resolvidos e bem sucedidos.

Já as mulheres tem ataques de pânico porque vislumbraram uma nova estria na barriga, choram três dias porque têm celulite e a gaja não sai nem por nada, entram em choque anafilactico porque engordaram um quilo e por aí adiante. Claro que se em vez de serem elas a reparar, for o namorado, o marido, o companheiro etc a chamar a atenção para.... ui... aí podemos ter paragem cardíaca, podemos mesmo. No minimo ficamos inseguras, obsecadas com aquilo e irritadas pelo comentário pouco feliz. E para quê? Pergunto eu. É um desperdício de tempo e emoções. Mas há coisas que não conseguimos controlar e como eu percebo isso...

Mas como em tudo na vida, há dias sim e dias não. E há dias em que de facto acordo macho e acho que sou tão linda quanto a Gisele Bundchen, por isso, digam o que quiserem, mas preparem-se para respostas à altura.

Um dia um ex namorado decidiu chamar-me à atenção para a minha celulite no rabo (e eu estava magra, linda e maravilhosa, mas pronto, tinha essa vaca nas nádegas). Como se não bastasse o reparo idiota, ainda acrescentou que era melhor não irmos comer mas é nenhum gelado. Resposta: Deves pensar que és o Keanu Reeves com um metro e meio de altura e careca. Quando te transformares num príncipe eu preocupo-me com a celulite. E pronto fiquei feliz e ele caladinho que nem um rato.

Sempre ouvi dizer que quem diz tudo o que quer, ouve o que não quer...

Enfim, resumindo e concluindo. Eu gosto muito de ser gaja, mas gostava de ter a confiança de um gajo, isso ia poupar-me muitas chatices. 

P. S - Não adianta argumentar que as mulheres não os escolhem bonitos, mas sim charmosos e inteligentes e que eles sim dão importância à parte física, porque eu cá não gosto, nem nunca gostei de camafeus. Muito menos camafeus que acham que são o Brad Pitt e passam a vida a sonhar com a vizinha jeitosa do prédio ao lado. Eu posso ter pouca confiança em certos dias e semanas, mas também tenho períodos lúcidos (lol) em que reconheço o meu extenso valor e a minha beleza fora de serie (ironia, ok?! : - )) )

Um comentário:

  1. Dá para se ter uma grande auto-estima e ser mulher :P Anda lá :P tem que tirar o pijama...lol
    Realmente muitos homens vivem assim, mas também existem mulheres que vivem nesta falta de realidade do espelho, uma coisa é sentir-se bem, outra é achar-se a coisa mais linda do mundo, é preciso ter noção de nós mesmos e aceitação dos fatos :P

    ResponderExcluir

Arquivo