quinta-feira, 18 de junho de 2015

Como ter um blog de sucesso?

Parece que há por aí cursos que visam formar novos bloggers e instruí-los a ter blogs de sucesso. Não me parece que haja uma fórmula de sucesso, mas há várias de insucesso. Seguem alguns exemplos de perfis de bloggers cujo sucesso está condenado à partida:

1) Gordas - Ninguém quer saber como uma gorda se mantém gorda. A gorda por norma não vai a restaurantes chiques, não veste roupas giras, não faz coisas engraçadas. A gorda é só gorda e passa o tempo a pensar no que vai comer a seguir (EU). É por isso que este não é, nunca foi, nem nunca vai ser um blog de sucesso!!! No máximo gordas serão seguidas por umas quantas outras gordas que se identifiquem com a temática da gordura, da celulite crónica, do guia dos melhores restaurantes enfarta brutos da cidade. PRONTO MENINAS, têm aqui uma seguidora, mas que é sincera e que vos diz que dificilmente terão um blog de sucesso. 

2) Feias - Também ninguém quer saber como é que uma feia se mantém feia. Que cremes não usa, porque não maquilha a fronha, o que fizeram os paizinhos para merecer tal espécime e por aí fora. 

3) Pobres - Se és pobre esquece. Ninguém quer saber o que faz um pobre porque basicamente é: NADA. Um pobre não viaja, um pobre não compra, um pobre não come fora, um pobre praticamente vai do trabalho para casa e de casa para o trabalho no 711 da Carris. Ao sábado faz limpeza e vai às compras ao Pingo Doce, ao Domingo almoça na casa da mãe ou da sogra e traz a sopa para a semana e já mais para o final da noite vê o dança com as estrelas.

4) Zé Povinho - Hoje em dia é tudo na base da cunha, pelo que de sabrina, téni stiletto não vão lá. Ser amiguinho de uma blogger conhecida é meio caminho andando para a coisa se dar.

5) Burras - Se não sabes editar um video, uma imagem, o layout de uma página o melhor é estares quietinha. Isto porque é muito triste ver aqueles vídeos sobre "comprinhas" onde as youtubers mostram os pensos higiénicos e cotonetes que compraram, como podem ver aqui, ou até a carne, as batatas e os grelos como podem ver aqui com uma qualidade de imagem inferior à do Vlog de um gafanhoto analfabeto. Já agora e só assim como quem não quer a coisa, meninas, acham mesmo que alguém quer saber o que compraram no Aldi, no Dia, no Continente ou no Lidl? Acham mesmo que alguém quer saber que usam pensos diários do Mini Preço, toalhetes do chinês e cotonetes do Pingo Doce? Cabe na cabeça de alguém mostrar os chourições, paios e afins que compraram no fim de semana? Filhas assim nunca serão a Pipoca Mais Doce, conseguirão apenas ser a Pipoca Mais Parva.

Conclusão das conclusões, basicamente até eu poderia ministrar as aulas deste curso, porque até é bastante senso comum os factores de sucesso e fracasso de um blog ou canal do Youtube. E fora de brincadeiras, o importante aqui é basicamente o que se tem a dizer/mostrar. Se temos algo para partilhar com os outros que não seja apenas lixo, força, caso contrario esqueçam. Será sempre um blog pessoal de desabafos e partilhas mas que vale o que vale e nunca será um fenómeno neste mundo blogueiro. 

Basta só olhar para a Pipoquinha Mais Docinha. Ela tem o que mostrar. Ela faz coisas, mostra coisas, sorteia coisas REALMENTE INTERESSANTES. Veste-se bem, não é Primark da cabeça aos pés. Ela é um estimulo para muito boa gente, para trabalhar e alcançar o sucesso e ter uma vida de sonho. Ela é uma opinion maker, ela é uma profissional que faz posts de qualidade, que escreve bem, que cativa e que agarra os leitores. As formiguinhas têm é de parar de querer ser elefantes só porque sim.


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